Cuca alemã – uma tradição germânica
Quem fala em culinária alemã logo vai citar pratos como joelho de porco (Eisbein), marreco recheado (Gefüllte Ente) ou chucrute (Sauerkraut). Mas é claro que não pode faltar a cuca alemã! A cuca alemã é uma massa doce, praticamente um bolo-pão que se tornou famosa no Brasil é ótimo para inicinates da cozinha.
A cuca alemã degustada no Brasil é o “Blechkuchen” degustado na Alemanha, os tradutores automáticos em geral direcionam para “Kuchen“, mas na Alemanha refere-se a bolo ou torta.
“Blechkuchen” que é um bolo raso feito geralmente em uma assadeira de alumínio que tem duas ou três camadas (a nossa tradicional cuca):
- 1ª camada: mistura doce de farinha
- 2ª camada: alguma fruta ou geléia
- 3ª camada: uma farofa crocante
Não existe nenhuma receita básica para a cuca alemã mas uma coisa é certa: todas as misturas levam: farinha de trigo, manteiga, açúcar, ovo e fermento.
Importante dizer que antigamente a cuca alemã era um prato raro que só era servido em ocasiões como Natal, Páscoa, dias nacionais, etc. Porque a matéria prima principal, a farinha, era cara. Só mais tarde a cuca alemã se tornou popular em toda Alemanha e sempre foi servida com as frutas da sua estação como damasco, ameixa, peras, maçãs, cerejas, etc. A receita pode ser enriquecida com ingredientes mais finos como creme de leite, queijo fresco (cream cheese) e/ou queijo quark, por exemplo.
Com os Imigrantes alemães esta sobremesa típica foi reconhecida no mundo inteiro. os fatores que alavancaram seu sucesso foram a praticidade do preparo e o custo dos ingredientes e que oferece um sabor neutro podendo combinar com qualquer fruta ou geleia da região.
Veio da Alemanha
A Streuselkuchen (Fala-se StroiselKuran) tem seu lugar de origem a antiga Silésia (Schlesien), seguido pela Prússia (Preußen) de onde um considerável número de alemães veio para construir vida no Sul do país.
Então, a cuca chegou ao Brasil por meio dos europeus e é, essencialmente, uma espécie de bolo-pão tradicional da Alemanha que, na região Sul do Brasil, passou a fazer parte do cardápio cotidiano desde a imigração alemã.
Fontes: heikograbolle.wordpress.com , http://cucasfinas.blogspot.com.br